• Nossas propostas

    As propostas que apresentamos aqui são vivas: queremos expandir e aprofundar a democracia, e isso passa pela construção de um programa político radicalmente participativo. Tanto na fase da campanha quanto futuramente em um mandato teremos um processo aberto e contínuo de debate, formulação e implementação de soluções.

    1. Combate às desigualdades

    Nossa prioridade e tema transversal, que engloba as causas de todos os ativistas da Bancada Ativista.

    2. Educação e saúde libertadoras

    Lutamos por um sistema de educação que emancipe crianças, educadores, mães e pais, e por um sistema de saúde que não seja marcado por discriminações e violências - gerando ciclos virtuosos de inclusão e melhoria das condições de vida.

    3. Cidades como espaços de produção de cultura

    Uma das nossas prioridades é o fortalecimento de políticas de fomento à cultura e arte popular nas periferias, em regiões que historicamente sofrem com a falta de recursos e políticas públicas para isso.

    4. Habitação e mobilidade para podermos ser e estar

    Morar e transitar dignamente é pré-requisito para a efetivação de todos os outros direitos. Nosso compromisso é atuar pela diminuição do déficit habitacional e pela a melhoria dos transportes públicos e das condições oferecidas e pedestres e ciclistas.

    5. Segurança justa e humanizada

    Precisamos uma segurança pública que não discrimine grupos, que não reprima protestos e o direito à manifestações, e que não seja conhecida por uma violência brutal. Precisamos também de melhores condições de trabalho para os policiais.

    6. Integração do social com o ambiental

    Não há como separar problemas ambientais da qualidade de vida da população, e nem do problema das desigualdade porque quem mais sofre são sempre os mais vulneráveis. Nossa proposta é trazer as mudanças climáticas para o centro do debate público e encarar de frente o desafio da escassez de água, defendendo as reservas florestais.

    7. Democracia de verdade

    Queremos radicalizar a democracia construindo um mandato integralmente aberto, transparente e participativo. O objetivo é trabalhar não só para o povo, mas com o povo. As portas estarão sempre abertas a todo mundo que quiser caminhar junto.